Nos dias 1º e 2 de setembro, aconteceu em Francisco Beltrão/PR, na Casa de Formação Divino Mestre – Rua Elias Scalco, nº 1.501, Morro do Tabor, o 4º CONGRESSO REGIONAL DA PASTORAL FAMILIAR DA CNBB – SUL II.
Estiveram presentes 174 pessoas representan-do 78% (14 dioceses) do total de 18 dioceses que compõem o Regional Sul II.
Com o tema: A família, o trabalho e a festa.
Dom Orlando Brandes, arcebispo de Londrina e Referencial da Pastoral Familiar no Regional Sul II, fez a abertura do Congresso, destacando alguns aspectos importantes relacionados com a família e a vida.
Tendo como Pregadores...
alem de Dom Orlando Brandes, Dom José Antônio Peruzzo, Dom João Bosco Barbosa de Sousa, os Presbíteros: Wladimir Porreca (Brasília), Rafael Solano (Londrina), Ademir (Toledo), Onildo (Maringá), Matthias (Ponta Grossa),
Na ocasião Feito o lançamento do subsídio de autoria de Sednir Edely Tápia e Maristela Pezzini Tápia, coordenadores do Setor Casos Especiais intitulado “Acolhida aos casais em Situação Especial – Roteiro para grupos de reflexão e reinserção pós-encontro de acolhida”.
Wilton e Cris apresentaram sugestões para a celebração da Semana Nacional da Vida e Dia do Nascituro.
Tema: Vida, Saúde e Dignidade: direito e responsabilidade de todos
Programação
Sugestão de Eventos:
Missas diárias – refletindo sobre o tema da SNV/2012 Gesto Concreto:
Gesto Concreto para todo o Regional Sul II na SNV/2012: Adesão ao Abaixo Assinado em Defesa da Vida – Da con-cepção à Morte Natural.
ORGANIZAÇÃO DAS PROVÍNCIAS
Gerson e Elisete apresentaram o trabalho na Província de Cascavel com proposta de se organizar a Pastoral Familiar também nas outras três Províncias Eclesiásticas do Regional Sul II: Curitiba, Londrina e Maringá.
Província de Curitiba composta pelas Dioceses: Guarapuava, Ponta Grossa, Paranaguá, São José dos Pinhais, União da Vitória e Curitiba .
Dadas algumas sugestões para implantação da Pastoral Familiar de forma organizada nas Províncias:
1- Designar uma diocese que esteja com a Pastoral Familiar bem estruturada;
2- Escolher um coordenador disposto a implantar e com carisma para o desafio;
3- Buscar o apoio dos bispos;
4- Escolher um assessor espiritual;
Província de Curitiba – Sem definição para coordenador e assessor. Primeira reunião marcada para o dia 21 de outubro de 2012 em Ponta Grossa.
Paulo e Clarice fizeram suas considerações finais, destacando a importância das províncias bem coordenadas para facilitar o trabalho no Regional.
O Congresso foi encerrado com a celebração do envio por Dom Orlando.
"A maior riqueza que a família tem é o valor da própria família. Uma preocupação é fazer com que ela descubra que, por si só, ela é um bem para a sociedade",
Nenhum comentário:
Postar um comentário