quinta-feira, 30 de agosto de 2012

08 DE SETEMBRO - FESTA DA NATIVIDADE DE NOSSA SENHORA


Nascimento de Maria



Como quase todas as solenidades principais de Maria, também a Natividade é de origem oriental. Na Igreja latina tê-la-ia introduzido o papa oriental São Sérgio I, pelos fins do Século VII. Originariamente, devia ser a festa da dedicação da atual basílica de Santa Ana em Jerusalém. De fato, a Tradição indicava esse lugar como a sede da humilde morada de Joaquim e Ana, longínquos descendentes de Davi, pais de Nossa Senhora.
Devemos buscar neste culto da Natividade de Maria uma verdade profunda: a vinda do homem-Deus à terra foi longamente preparada pelo Pai no decurso dos séculos. A pessoa divina do Salvador supera infinitamente tudo o que a humanidade podia gerar, porém a história da humanidade foi como um lento e difícil parto das condições necessárias à Encarnação do filho de Deus.

Quis por isso a devoção cristã venerar as pessoas e os acontecimentos que prepararam o nascimento de Cristo no plano humano e no plano da graça: sua Mãe, o nascimento dela, sua concepção, seus pais e antepassados. Crer nos preparativos da Encarnação significa crer na realidade da Encarnação e reconhecer a necessidade da colaboração do homem na efetivação da salvação do mundo. A verdadeira devoção a Maria leva sempre a Jesus.

Reflexão: A festa da Natividade de Nossa Senhora é um dos ofícios mais lindos, tal qual revelam-se todos os dias dedicados a Nossa Mãe. A Mediadora, a Designada, aquela que foi o Elo da Salvação pois deu-nos a graça de ter conosco o Filho de Deus. A exaltação a Mãe Rainha neste dia é de coração aberto. Que ela venha com todo o seu Amor materno inundar a nossa alma para que façamos o que o Seu Filho nos pede.
A festa da Natividade de Nossa Senhora começou no ano de 430 com São Maurílio, na França. Na noite de 8 de setembro, naquelas pradarias, um senhor havia escutado o canto dos anjos, olhando ao céu estrelado. Foi então, quando perguntou por que eles cantavam. Responderam que era para festejar a natividade de Nossa Mâezinha. Muitos outros registros da Festa de Natividade da Nossa Senhora são encontrados.
Para nós,  vale um testemunho diário com o rosário de Nossa Senhora. Ela nos tem muito a dizer, a orientar e conduzir-nos no amor de Jesus. Lembremos também do nosso Documento de Aparecida que reconhece objetivamente Nossa Senhora como a PRIMEIRA PEDAGOGA, A PRIMEIRA MISSIONÁRIA. Ela é o nosso exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário