quarta-feira, 8 de agosto de 2012

SEMANA NACIONAL DA VIDA e DIA DO NASCITURO

Com objetivo de colaborar na preparação e na realização da Semana Nacional da Vida e no Dia do Nascituro, a Comissão para a Vida e Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou a segunda edição do subsídio “Hora da Vida”.
Tendo sido elaborado pela primeira vez no ano passado, o subsídio “Hora da Vida” este ano traz o tema “Vida, saúde e dignidade: direito e responsabilidade de todos” dividido em sete encontros e uma celebração da vida. Esta publicação foi muito solicitada por todo o Brasil, e foram adquiridos mais de 200.000 exemplares em todo o território brasileiro.
Os encontros vão desde a acolhida da vida, passando por uma conscientização de comportamentos de risco que ameaçam a vida, até chegar ao cuidado com as pessoas na fase final da vida.
Os encontros são:
1º- Qual o meu papel?
2º- Acolhida à vida nascente
3º- Transmissão da vida: qual a missão do casal?
4º- Hábitos e comportamentos de risco
5º- Saúde e equilíbrio do homem
6º- Dignidade e qualidade de vida
7º- O sentido do entardecer da vida
e mais...
 - Oração inicial e final para cada encontro
Assim como outras orações para fortalecer os encontros
Celebração da Vida
Bênção da criança antes do parto
Orientações para formar em sua paróquia uma Comissão de Respeito, Promoção e Defesa da Vida.
Assim como vários cantos que engrandecem nossas celebrações
Em cada um dos encontros supracitados, inúmeros assuntos serão abordados, todos relacionados à defesa da vida. É possível citar, por exemplo, os subitens ‘responsabilidade consigo mesmo, com a família e com a sociedade’, ‘compromisso com a vida’, ‘aborto, gravidez de risco, eugenia’, ‘sexualidade e afetividade’, ‘pais como participantes da paternidade de Deus’, ‘drogas lícitas e ilícitas’, ‘promiscuidade’, ‘consumismo’, ‘eutanásia’, dentre outros.
Vários bispos colaboraram na elaboração do subsídio. Dom João Carlos Petrini, presidente da Comissão para Vida e Família escreve uma mensagem sugerindo a criação de Comissões de Respeito, Promoção e Defesa da Vida nas dioceses e, quando possível, nas paróquias.
A apresentação da publicação foi feita pelo bispo auxiliar do Rio e membro da Comissão Episcopal Pastoral para Vida e Família, dom Antônio Augusto Dias Duarte.
O arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira foi o autor da introdução.
Assim como o subsídio “Hora da Família”, o “Hora da Vida” pode ser adquirido junto aos casais coordenadores da Pastoral Familiar de todo o Brasil. (coord. decanatos e dioceses)
Com o tema “Vida, Saúde e Dignidade: direito e responsabilidade de todos”, a Igreja no Brasil realiza a Semana Nacional da Vida, nos dias 1 a 7 de outubro, culminando com o Dia do Nascituro, no dia 8 de outubro.
Neste período, as dioceses são convidadas a desenvolver atividades em torno do tema, focando sempre o direito a vida e a preservação da dignidade humana.
A Semana Nacional da Vida foi instituída em 2005 pela 43ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O Dia do Nascituro é um dia em homenagem ao novo ser humano, à criança que ainda vive dentro da barriga da mãe. A data celebra o direito à proteção de sua vida e saúde, à alimentação, ao respeito e a um nascimento sadio. O objetivo é suscitar nas consciências, nas famílias e na sociedade, o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos.
Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário