quarta-feira, 19 de setembro de 2012

ASSESSOR DA CEPVF



Padre Wladimir Porreca, Assessor Nacional da Comissão Episcopal Pastoral para Vida e Família,  
Iniciou sua fala destacando a importância da presença de jovens e pessoas mais maduras no nosso Regional Sul II.
Pistas de trabalho na Pastoral familiar - Pro-mover a família; Promover as associações de famílias; Fazer a Semana Nacional da Família cada vez melhor; Devolver à Família o lugar da Família; Celebrar a Semana da Vida e o dia do Nascituro.
Não somos uma pastoral de “casais”, mas de “famílias”. E a Pastoral Familiar não é uma “Pastoral de Elite”, mas um eixo integrador das pastorais e serviços. É preciso dar um bas-ta à discriminação e fazer a integração com os diversos serviços, movimentos e associações, bem como com as demais pastorais. Somar sempre, dividir jamais! A família é o lugar privilegiado das relações. Por isso há a neces-sidade da criação de associações de famílias, como forma encontrada pela Igreja para que as famílias possam lutar com mais força por seus direitos. "A maior riqueza que a família tem é o valor da própria família. Uma preocupação é fazer com que ela descubra que, por si só, ela é um bem para a sociedade", citou o presbítero...

Padre Waldimir destacou a importância da Semana Nacional da Família, que segundo ele, é o ponto alto da Pastoral Familiar. Porém questionou, citando nossa população atual que é de 193.000.000 habitantes. E pelo último Censo, os católicos representam 64,6% dessa população, o que resulta em 124.678.000 cató-licos. Porém, o subsídio A Hora da Família não passa dos 200.000 exemplares no ano.

É preciso valorizar a família. De cada três coi-sas, que duas sejam positivas sobre a família.
Dois momentos encerraram o dia. Enquanto a maioria dos participantes dirigiu-se até a cape-la para a oração da noite com adoração ao San-tíssimo, os coordenadores e assessores das dioceses reuniram-se com o pe.Wladimir no Auditório para uma rápida apresentação, cada um destacando um ponto positivo e um desafio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário