segunda-feira, 25 de março de 2013



3º Simpósio Nacional da Família e 
5ª Peregrinação Nacional da Família

          A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família/CNBB com o apoio da Canção Nova, promoverá o 3º Simpósio Nacional da Família, na Canção Nova, Cachoeira Paulista/SP, aos 25 de maio de 2013.  Como nos anos anteriores, a Comissão organizará a “5ª Peregrinação Nacional da Família”, no Santuário Nacional, em Aparecida/SP, aos 26 de maio de 2013.
Esse ano será televisionado o 3º Simpósio Nacional da Família pela TV Canção Nova, possibilitando para que todos possam participar desse precioso evento.

O 3º Simpósio Nacional da Família e 5ª Peregrinação Nacional da Família, em sintonia com o Ano da Fé e com a Jornada Mundial da Juventude, o tema dos dois eventos será a “Transmissão da Fé na Família: tarefa dos pais”, com a intenção de oferecer aos pais a oportunidade de reavivar a missão de educar os filhos na fé, especialmente pela presença e pelo testemunho.
 
Contará com a presença dos Senhores bispos: dom João Carlos Petrini, Bispo de Camaçari – BA e Presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família; dom Antonio Augusto Dias Duarte – bispo Auxiliar do Rio de Janeiro (RJ); e membros da Comissão; os bispos responsáveis pela Pastoral Familiar nos 17 Regionais da CNBB, os assessores Nacionais da Comissão Episcopal para a Vida e a Família, coordenadores nacional, regionais, diocesanos e paroquiais da Pastoral Familiar e famílias vindas de todas as dioceses do Brasil, sendo estimada a participação de 250 mil pessoas nos dois dias.
 
O 3º Simpósio Nacional da Família será realizado na Canção Nova, no Rincão do meu Senhor, em Cachoeira Paulista - SP, com capacidade para 10 mil pessoas. É esperada a participação de aproximadamente 520 pessoas de cada Regional.
 
Farão as conferências do Simpósio,

1°Conferência - “O desígnio de Deus”: Dom João Carlos Petrini, Bispo de Camaçari – BA e Presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família e os professores do Pontifício Instituto João Paulo II de estudos sobre matrimônio e família, sede Salvador/BA.
2°Conferência: “Família e Sociedade” Marcelo Dias e Ariane Dias.


3°Conferência: “A transmissão da fé na família” Ariane Dias e Marcelo Dias 


4° Conferência: “Família acolhedora (desde a hospitalidade à adoção) Arlete Cruz e Gilberto Bomfim.


5°Conferência: “Comunidade de famílias” Gilberto Bomfim e Arlete Cruz - 
Momento Vida - Pe. Rafael Fornasier e Momento Família – Pe. Wladimir : Assessores nacionais da Comissão para a Vida e a Família.

Na tarde do dia 25 de maio, saindo do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida/SP, ás 19h30, seguiremos em procissão até a “ Igreja Velha”, rezando o terço numa procissão luminosa, pedindo a Deus pelas famílias.
No dia da 5ª Peregrinação Nacional da Família, 26 de maio, teremos Celebrações Eucarísticas, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida a partir das 5h30.
  organização
:

Padre Wladimir Porreca – Assessor Nacional da Pastoral Familiar: (061) 91480716.   <familia@cnbb.org.br >

Tico e Vera – coordenadores nacionais:  <ticoeevra@terra.com.br>
Volnei e Marivone – vice-coordenadores: <pfamiliar.vm@gmail.com>
            Maria Célia Pinto – Coordenadora da Pastoral Familiar, Regional Sul1 da CNBB: (11) 2408-6408;      
            9960-2332. E mail: mariaceliapinto@uol.com.br



Súplica à  Virgem Santíssima para se obter uma graça pelos nove meses em que ficou esperando o Divino Salvador

(25 de março a 25 de dezembro)


» Rezar durante os 9 meses, diariamente!


Ó Maria, Virgem sem Mancha, que preparastes em Vosso seio virginal uma morada digna do filho de Deus, eu me envergonho de aparecer diante de Vós, mas porque desejo que o filho de Deus, que nasceu de Vós, renasça espiritualmente em mim, e me conceda a graça que tanto o meu coração deseja, prostro-me aos Vossos pés e Vos suplico que alcanceis esta graça que tanto desejo (pede-se a graça), enquanto passo a Vos reverenciar por todas as horas em que trouxestes em Vosso seio o Filho de Deus.

Rezar 24 Ave-Marias, seguidas da jaculatória:
        – Bendita seja a Imaculada Conceição da Virgem Maria, Mãe de Deus.

sexta-feira, 22 de março de 2013


INDIGNAÇÃO! 


Essa é a palavra diante da imoral decisão do CFM em defesa do aborto
Renato Varges, Professor universitário: Eu precisava desabafar depois de ler as palavras do presidente do Conselho Federal de Medicina: “Somos a favor da vida, mas queremos respeitar a autonomia da mulher que, até a 12ª semana, já tomou a decisão de praticar a interrupção da gravidez”. (Dr. Roberto Luiz d´Avila)
O que talvez o Dr. Roberto tenha esqueci-do é que o Principio Bioético da Autonomia diz respeito ao “autogoverno, autodetermi-nação da pessoa em tomar decisões rela-cionadas a SUA vida, SUA saúde, SUA integridade físico-psiquíca e SUAS rela-ções sociais”. (Fiz questão de citar a defi-nição oferecida pelo próprio site do CFM, mesmo havendo melhores definições em fontes mais ricas).
A Autonomia da mãe não é absoluta e não lhe dá direito sobre uma vida que, geneti-camente, fisiologicamente e ontologica-mente não é a sua!
Se a opção é justificar o aborto partindo de um princípio da bioética, o Dr. Roberto es-colheu muito mal, pois qualquer pessoa de boa vontade entende, sem dificuldade, que o corpo de uma criança no ventre de uma mulher não é e não pertence à mulher.

CUIDADO VC, INTRUIDO QUE SABE LER MAS SÓ LE O QUE INTERESSA. C U I  D A DO! VC TEM MAIS OBRIGAÇÕES COM A VIDA QUE IMAGINA! 

E assim, sem ter muito trabalho de ler e pensar, muita coisa a gente faz, seguindo o caminho que o mundo traçou, seguindo a cartilha que alguém ensinou, seguindo a receita da vida normal… vamos estúpida e soberbamente destruindo, com ares de sabedoria e evolução, aquilo que de mais precioso possuímos…a dignidade da vida humana.

quinta-feira, 21 de março de 2013


Posição do Conselho Federal de Medicina está longe de ser unanimidade entre médicos



                Num posicionamento recente, a Associação Espanhola de Bioética e Ética Médica, de um país onde o aborto é amplamente permitido, afirma que “a destruição do feto no seio materno não é um ato médico. [...] Por isso, qualquer profissional da saúde pode se opor a realizar tal ato, ou colaborar com ele, por não ser uma obrigação derivada do exercício de sua profissão."
(Disponível em: 
http://www.aebioetica.org/archivos/Respecto%20objecion%20conciencia2012.pdf)
Diante da recente declaração do Conselho Federal de Medicina sobre a possibilidade de ampliação do aborto “legal” no Brasil até o terceiro mês de gestação, afirmou o Dr. João Batista Soares, presidente do Conselho Regional de Medicina-MG. "Não é uma questão religiosa...

segunda-feira, 18 de março de 2013


SANTA SÉ APRESENTA O BRASÃO DO NOVO PAPA

   O símbolo possui a mensagem "Miserando atque eligendo" - "COM MISERICÓRDIA O CHAMOU".
No último domingo, o Papa reabriu sua conta no Twitter. “Queridos amigos, agradeço-lhes de coração e lhes peço que continuem a rezar por mim” é a primeira mensagem enviada depois da oração do Angelus. Assinado, “Papa Francisco”.

quarta-feira, 13 de março de 2013




BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR!

TEMOS PAPA! CARDEAL JORGE MÁRIO BERGOGLIO


SEJA BEM VINDO

PAPA FRANCISCO I















segunda-feira, 11 de março de 2013


DECANATO PINHÃO PASTORAL FAMILIAR EM FORMAÇÃO

            Aconteceu dia 03 de março FORMAÇÃO PARA AGENTES  DA PASTORAL FAMILIAR SETOR 1 do Decanato Pinhão, que compreende os Municípios de Prudentópolis e Inácio Martins. Aproximadamente 30 agentes participaram desta formação que visa um aperfeiçoamento dos trabalhos realizados durante os  Encontros de Noivos e Regularização, foram desenvolvidos temas como Diálogo, Relacionamento Conjugal, Sacramentos, Orçamento Doméstico, Sexualidade, Defesa da Vida e Diretrizes para o Sacramento do Matrimonio, e, muitos outros necessários ao bom andamento dos encontros,  foi dinâmico  e muito produtivo, na ocasião o Casal Coordenador aproveitou para demonstrar todos os documentos e livros que nossa Igreja dispõe para  estudo, como Diretório de Aparecida, Diretório da Pastoral Famílias, Catecismo da igreja Católica e muitos outros que são peças chaves para desenvolver um bom trabalho,  aproveitou para  esclarecer todas as dúvidas relativas ao trabalho Pastoral.

Obrigado a todos os Agentes presentes que não medem esforços para melhor desenvolver os trabalhos pelas famílias.
Marcio e Nivia
Pastoral Familiar
Coor Decanato Pinhão

quinta-feira, 7 de março de 2013


“O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. O mercenário abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa. Pois ele é apenas um mercenário. Eu sou o bom pastor”.





Ser pastor é cuidar de forma incondicional do rebanho. A figura do pastor representa o interesse que Deus tem de que todos se salvem. O pastor tem amor pelo rebanho o que diferencia do que busca só o seu interesse pessoal. O amor que constitui a essência de Deus é uma saída de nós mesmos para a construção do próximo.
Não podemos calcular o amor que Deus sente pelas suas criaturas. Ele deseja que todos se salvem. É nesta realidade que podemos entender o seu profundo esforço. Semelhante ao pastor que ama seu rebanho procura o bem de suas ovelhas.
Quando nos consagramos a Deus em nosso batismo, queremos seguir os passos de Jesus em nossa vida. Procuramos configurar a nossa caminhada cristã com Cristo que nos orienta com seus valores.
No momento em que experimentamos o amor de Deus em nossa vida nos tornamos pastores de nossos irmãos pelo nosso testemunho da felicidade do seguimento de Jesus...

quarta-feira, 6 de março de 2013


 Posso COMUNGAR tendo o vício da masturbação e da 

pornografia?


 CONFORME O CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA
 (CIC 2352, 2354).



terça-feira, 5 de março de 2013

A oração pelo Conclave


 Veni Creator Spiritus



“Não é tempo de temor nem de especulação, é tempo de oração”, foram essas as palavras do  monsenhor Jonas Abib, ao definir este tempo em que a Igreja vive a Sé Vacante, na expectativa do Conclave, o qual deverá acontecer nos próximos dias.

Seguindo a orientação, colocamo-nos em oração por toda a Igreja Católica durante esse importante período do Conclave, no qual os cardeais, reunidos em oração, escolherão o novo Sucessor de Pedro.

Veni Creator Spiritus

Supliquemos, desta forma, a assistência do Espírito Santo sobre o Conclave:
Vinde Espírito Criador, a nossa alma visitai
e enchei os corações com vossos dons celestiais.
Vós sois chamado o Intercessor de Deus excelso dom sem par, a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar.
Sois o doador dos sete dons e sois poder na mão do Pai,
por Ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamai.
A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor,
nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor.
Nosso inimigo repeli, e concedei-nos a vossa paz,
se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás.
Ao Pai e ao Filho Salvador, por vós possamos conhecer
que procedeis do Seu amor, fazei-nos sempre firmes crer.
Amém!