sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Vigília pela Vida Nascente: por uma cultura de vida e de amor



No ano de 2010, para as vésperas do 1º Domingo do Advento, o Papa Bento XVI propôs uma “Vigília pela Vida Nascente” a toda Igreja católica. Esta proposta foi acolhida por várias dioceses e paróquias no Brasil.
Este ano, no dia 30 de novembro, vésperas do 1º Domingo do Advento, gostaríamos de reforçar a proposta, sugerindo a todos e em todo o nosso país, construir esse momento, multiplicando essa sugestão através da comunicação, objetivando a realização de um ato em favor da vida. Abaixo está uma proposta de roteiro para preparar a vigília, já apresentada no subsídio “Hora da Vida” deste ano. Sugere-se também a realização de uma adoração ao Santíssimo Sacramento. Podemos estender essa possibilidade a orações por “uma cultura de vida e de amor” dentro do contexto litúrgico do Advento, na celebração eucarística, cuja intenção seja a acolhida da vida, sua proteção e sua promoção, em todas as fases e situações, bem como orações pela proteção da vida em nossas cidades, perturbadas pela violência, para que a paz seja possível e presente nos países em guerra.

SUGESTÃO:

VIGÍLIA DE ORAÇÃO PELA VIDA No início do Ano Litúrgico
Se possível providenciar uma imagem da Virgem (Nossa Senhora da Esperança, com Jesus em seu colo) colocada de um dos lados do altar e decorada com algumas luzes. Pelo fato de estarmos no Advento não recomendamos decoração com flores. A procissão de entrada Ao chegar ao altar, o Santíssimo Sacramento é levado para a Exposição. Pode-se levar acompanhado de crianças que carregam ramos de palmeira ou de oliveira nas mãos e com luzes, enquanto se pode cantar uma “canção popular” adequada. O Santíssimo Sacramento será exposto, de acordo com o previsto no ritual. (Lat. AAS 65-1973 - 610), cantando a “Ave verum ...” ou outro canto apropriado. Depois de um momento de adoração silenciosa, aquele que preside, vai para a Sede da qual presidirá as Primeiras Vésperas do Primeiro Domingo do Advento. Oração das Primeiras Vésperas do I Domingo de Advento Segue a oração das Vésperas, em conformidade com a Liturgia das Horas. Na homilia se introduz e se explica o significado desta vigília, no início de um novo ano litúrgico. Após o canto das Vésperas, o presidente se prepara para adorar, em silêncio, por um pouco de tempo, “a Santíssima Eucaristia”. Súplicas pela vida Diante do Santíssimo Sacramento dá-se o início esta parte da Vigília com uma “Oração inicial ao Senhor da Vida”.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

ENCONTRO DE PREPARAÇÃO PARA A
VIDA MATRIMONIAL


Preparação próxima: o amor conjugal

Quanto maior o sentimento de responsabilidade pela pessoa amada, mais existe amor verdadeiro.
Em nossa trajetória pela Preparação para o Matrimônio temos falado da importância da fidelidade à Igreja e estruturação adequada desta nobre missão. No último artigo, abordamos a necessidade da segurança de conteúdo, vamos refletir hoje sobre um dos temas necessários à preparação próxima: o amor conjugal. Pode parecer desnecessário falar de amor para um casal que está participando de um curso/ encontro de noivos. Mas é justamente a oportunidade de confrontar as ideias sobre amor disseminadas em nosso meio com a caracterização do amor conjugal base do Matrimônio. Os noivos devem ser levados a confrontar o conceito e modelo de amor que se tem em nossos dias (Que seja eterno enquanto dure!) com o que nos ensina a Bíblia, o magistério da Igreja e os exemplos dos santos. Acredito que o primeiro ponto seja refletir com os noivos a grande diferença entre amor e paixão. Parando um minuto para refletir: qual a grande diferença entre estes termos?